Leitura

A triste necessidade de explicar o que NÃO é e o que É um processo de coaching

É certo que as nomenclaturas Coaching (processo) e Coach (o profissional) surgiram recentemente no mundo corporativo, especialmente no Brasil, e, assim que caíram no conhecimento de muitas pessoas, não demoraram para serem “manchadas”, tornando-se sinônimo de piadas, rejeições e ceticismo. Claro! Isso não se deu à toa. Infelizmente, os bons profissionais da área, bem como seu comprometimento sério com o assunto, nos vimos inclusos neste meio reputacional, criado negativamente por aqueles que apenas usaram a nomenclatura comercialmente para seu próprio interesse, distorcendo e manchando toda a classe profissional.

Não se deixe enganar por eventuais coaches que se dizem milagreiros e solucionadores de 100% dos seus problemas, pois um coach de verdade se atenta à limitação do seu coachee (e não falo de crenças limitantes, mas sim de um degrau de cada vez) e trabalha para que ele se desenvolva, criando musculatura para seguir seu caminho até sua meta.

Não é papel do coach fazer dancinhas motivacionais; isso é do animador de festas (exceto se for solicitada a ação e, de preferência, fora do ambiente corporativo).

Não é papel do coach fazer processos de regressão; isso é do psicólogo ou psicanalista (exceto se o coach for formado na área, também).

Não é papel do coach ser um guru financeiro no processo de coaching; isso é do mentor (exceto se o coach for um expert com grande experiência na área).

Não é papel do coach fazer truques de mágica, stand-up comedy, hipnose ou até mesmo usar atividades paranormais no processo de coaching.

Respeitamos e sempre respeitaremos a área de atuação dos nossos colegas profissionais e jamais nos interferiremos nela em troca de retorno financeiro.

O coach apoia seu cliente a clarificar e alcançar seus objetivos, usando a racionalidade antes de tudo.

Então, o coach não trabalha com aspectos emocionais? Sim, trabalha, pois é fato que as pessoas são energias, ligadas a frequência, vibração e sintonia, mas nada adianta sem o autoconhecimento.

A reflexão lógica, as respostas internas e a quebra de crenças limitantes preparam a pessoa para que ela entenda que pode realizar muito mais, se assim sua mente permitir, conscientemente e de forma estruturada.

O processo de coaching, focando no motivacional, nada mais é do que pílulas de adrenalina momentâneas, que, na primeira crise de abstinência, a pessoa precisará sempre estar ali, se alimentando dessa adrenalina para encarar pontos da realidade universal, para os quais ela não se preparou.

Não nos cabe criticar o modelo de atuação de cada profissional, mas sim deixar claro que há uma só metodologia de coaching e diversas formas de utilizá-la para diferentes fins. Cabe a nós mostrar que há seriedade na área, sem precisar apelar para fatores emotivos em prol dos nossos resultados, pois não nos preocupamos em ver lágrimas ou emoções afloradas, mas sim em conscientizar, promover o conhecimento duradouro e, acima de tudo, obter resultados consistentes a médio e longo prazo.

Vídeo explicativo

Curiosidade que você precisa saber!

O termo Coaching surgiu em 1500 na Inglaterra, quando era utilizado para descrever os cocheiros, que eram os profissionais que conduziam as carruagens (coche) até seu destino.

Já no século XIX, por volta de 1830, em Oxford, Inglaterra, a palavra Coach passou a ser usada no sentido de identificar professores e tutores. Foi na década de 70 que a história do Coaching começou a ser desenhada por Timothy Gallwey, um ex-tenista profissional da Califórnia e autor dos best-sellers The Inner Game of Tennis e The Inner Game (O Jogo Interior).

Gallwey percebeu que suas instruções de comando e controle sofriam mais interferências internas do que externas por parte de seus alunos. A metodologia começou, então, a ser utilizada no mundo corporativo, haja vista que os resultados se mostravam promissores quando a pessoa era exposta à busca das respostas em si mesma, com um estímulo externo.

  • Coaching: metodologia utilizada que visa apoiar o coachee a alcançar suas metas;
  • Coach: o profissional certificado e habilitado que realiza o Coaching;
  • Coachee: a pessoa que é protagonista do cenário, recebendo o Coaching.

Entre em contato conosco utilizando o QR code ao lado (você pode clicar sobre ele ou fazer a leitura através do leitor de QR code do seu smartphone).

Atenção: Nosso WhatsApp não recebe ligações em tempo real. Para todo contato inicial, pedimos que seja realizado exclusivamente por e-mail, mensagem de texto ou mensagem de áudio.